Off topic #1 – “O meu tempo é hoje”

Olá, o meu nome é Lúcia e sou Wi-Fi dependente!

Com isto quero dizer que também sou gadgetlover e smartphone dependente. A minha vida está no meu telefone, mas não se riam, porque aposto que a vossa também!

screenshot_1006

E foi a propósito deste post no instagram da Ciça Rego Mecedo, uma snaper engraçadíssima brasileira (as snapers portuguesas ainda têm um longo caminho a percorrer, tirando um ou outro caso melhor conseguido), que me lembrei da recorrente discussão entre o bom e o mau das novas tecnologias e em especial das redes sociais.

Não há dúvida que as redes sociais nos revolucionaram a vida e há quem ache que para bem e quem ache para mal.

Eu sou adepta confessa de várias redes sócias, o facebook para ter algum contacto com aqueles amigos que não vejo há que tempos e para saber notícias e eventos que vão acontecendo, o instagram que é a rede onde estou mais ativamente, que gosto muito por questões estéticas, e para apanhar e ver o lado bonito das coisas e o snapchat, embora desta última só como seguidora de várias contas que acho muita graça (todos os dias me passeio por Nova Iorque que ADORO de paixão, através dos Snaps da Camila Cilento).

E a verdade é que há já umas quantas pessoas que não conheço de lado nenhum a não ser das redes sociais mas por quem tenho já um carinho, pois já as sigo há algum tempo e a verdade também é que se ficam algum tempo sem postar nada questiono-me se estará tudo bem e gosto de ir acompanhando as suas vidas, ou o que delas partilham, e dou por mim a ficar contente com as suas conquistas e triste com as suas perdas….

E gosto disso.

Claro que as redes sociais não substituem nunca uma conversa presencial, uma ida ao local etc, nada disso, mas podem complementar.

Eu, de uma forma genérica, gosto de pessoas e gosto de conhecer pessoas e de aprender com as pessoas que vou conhecendo e conheci (virtualmente) pessoas nas redes sociais que de outra forma não conheceria e que me mostraram mundos que dificilmente conheceria de outra forma. E a verdade é que há pessoas verdadeiramente inspiradoras!

Claro que haverá imensa gente má, e nem tudo o que se vê corresponde à realidade, é preciso ter isso em mente, mas também é verdade que prefiro acreditar que a maioria das pessoas são do bem.

E é graças às redes sociais troco impressões sobre questões relacionadas com o meu “cão-filho – Sancho” com a querida Mallu, dona do Bulldog inglês mais charmoso de todo o Brasil – o Carlão. E é às redes sociais que vou pesquisar dicas de “insiders” dos destinos para onde vou e à conta disso já estive em sítios muito giros e que não vêem nos roteiros mais habituais, é ainda nas redes sociais que descubro destinos que junto à minha bucket list, é nas redes sociais que muitas vezes encontro inspiração para trabalhos.

E, para quem como eu trabalha grande parte do tempo apartir de casa e sozinha, as redes sociais são um escape, um balão de oxigénio. São também uma grande distracção, é certo, cabe-nos a nós saber dosear (eu tenho dias…) mas para quem não tem o colega do lado para trocar impressões ou mandar uma piada, as redes sociais disfarçam um pouco essa solidão laboral, sentimo-nos mais próximos do mundo!

Claro que cabe a cada um saber o nível do exposição a que quer estar sujeito. Eu por exemplo acho imensa graça àqueles avisos que de tempos a tempos correm no facebook a dizer que não permitem divulgar isto e mais aquilo, como se valesse de alguma coisa. Pela parte que me toca não partilho nada que não possa partilhar com o mundo em geral e por isso algumas das minhas publicações no facebook são públicas e o meu instagram é aberto.

E por tudo isto acho que o caminho já não volta atrás, e por isso tento estar actualizada e acompanhar esta evolução dos tempos, não só por mim, mas também pelos meus filhos, para conseguir ir falando a mesma linguagem que eles e por isso acho que “o meu tempo é, sem dúvida, HOJE”

Obrigada por lerem!

Deixe uma Resposta

