Paris com crianças

IMG_4273

Quem conhece e gosta de Paris já, quase de certeza, utilizou a frase ” Paris is always a good ideia” e com crianças, será também uma boa ideia?

Para mim é! Paris é uma cidade com muito para oferecer às crianças, onde eles são estimulados a cada esquina.

Deixo-vos a minha sugestão de 7 imperdíveis, quando visitamos Paris com crianças:

  • Disneyland Paris

IMG_3780

Quando pensamos em Paris com as crianças dificilmente nos esquecemos da Disney, muitas vezes o pretexto da viagem é esse mesmo: ir à Disneyland de Paris.

A Disney, claro que é incontornável, é mágica, é alegre, é divertida, é tudo aquilo e mais, que os miúdos sonham e sim vale muito a pena. Eles adoram e nós também!

Nas duas vezes que fui à Disneyland Paris com os meus filhos, ficámos alojados em hotéis da Disney, e se for possível, essa parece-me ser a opção ideal, pois assim mergulhamos completamente na experiência Disney.

Uma das vezes ficámos no Disneyland hotel e na outra vez ficámos no Sequoia Lodge. O primeiro é um hotel de 5***** com todas as comodidades inerentes a um hotel desse nível mas focado nas crianças e o segundo é um hotel de 4****(acho…). Claro que como hotel o primeiro é mais “Hotel”, é um hotel grande mas acolhedor e tem aquele ar muito “principesco”, mas o Sequoia Lodge também é muito simpático. A diferença de preços é considerável e na minha opinião não é a opção entre um ou outro que dita o sucesso da viagem.

A diferença que destaco é ao nível da alimentação, nós fomos sempre com meia pensão e a comida no Disneyland Hotel era melhor (dentro do género) e com mais opções.

O Disneyland Hotel também tem a vantagem de ter sempre Minnie, Pateta, Pluto e companhia a passearem-se por lá, por isso é mais que certo que vão haver vários encontros imediatos emocionantes!

Uma sugestão que deixo é a opção do transfer privado do aeroporto para o parque. É mais caro, mas muito muito mais confortável. Numa das vezes optámos pelo transfer normal (colectivo) e não voltámos a repetir a experiência. Ficámos imenso tempo dentro do autocarro parados, no aeroporto, à espero de passageiros de outros voos e todos sabemos que a paciência das crianças diminui proporcionalmente ao aumento do tempo em que estão parados no mesmo sítio, se for fechados num autocarro então…

Relativamente ao parque, já íamos com os bilhetes comprados (dois dias) e recomendo um dia para o Disneyland Park outro para o Walt Disney Studios Park. Este último parque, embora menos conhecido é muito giro principalmente para crianças maiores.

Como já referi, no nosso caso optámos por ir com meia pensão, pois com crianças nunca sabemos se à noite ainda temos forças para sair do hotel, mas há uma outra alternativa à meia pensão que é a Disney Village, aqui encontra uma série de restaurantes e lojas, que pode ser uma alternativa aos buffets dos hotéis, no entanto não vão à espera de grandes descobertas em termos gastronómicos.

Tivemos ainda a experiência de um jantar no Buffalo Bill´s Wild West Show com o Mickey e os amigos e é uma experiência engraçada, mas não a colocaria na opção das imperdíveis.

IMG_3961IMG_3953

IMG_3914

IMG_4082IMG_4063

 

  • Jardin d´acclimatation

Este é um jardim que fica no Bosque de Boulogne, tem cerca de 150 anos e é FABULOSO!

Desde pequenos barcos onde se pode andar, espelhos mágicos, parque de diversões com todo o género de carroceis, animais, pequeno comboio, póneis, dromedários, centro equestre, arborismo, teatro de marionetas… enfim é um sem número de atividades.

É a garantia de um dia muito bem passado!

Existem ainda vários cafés e restaurantes, entre eles um Angelina.

É ainda neste jardim que fica também a fundação Louis Vuitton, que vale muito a visita, além do edifício ser muito interessante, existem sempre atividades e atelier orientados para as crianças.

Posso dizer que o dia que lá passámos rivalizou quase de igual para igual com a Disney!

 

IMG_4416

IMG_4310

IMG_4427

 

  • Jardin du Luxembourg

Este é na minha opinião o jardim mais bonito de Paris. Tem a sua origem em 1600 e ocupa cerca de 22 hectares na margem esquerda no Sena. Além de todo o património arquitectónico que nele existe, entre ele o senado francês, existem 160 esculturas, clássicas, contemporâneas, de animais, de personalidades… espalhadas pelo jardim.

Este jardim oferece várias atividades para crianças: passeios de pónei, parque infantil para crianças até aos 12 anos, teatro de marionetes, carrossel e para mim a atividade mais deliciosa que são os Veleiros de Madeira no grande lago – os Paudeau.

Estes últimos existem desde 1881 e consiste em alugar uns pequenos barcos, que depois se colocam dentro de água e eles andam de acordo com o vento. A única coisa que temos é um género de um pau com o qual podemos ajudar os barcos a não baterem na borda do lago. Hoje em dia, na era dos dispositivos digitais, esta é uma atividade tão simples mas que os miúdos adoram!

IMG_4145

IMG_4149IMG_4139IMG_4154

 

  •  Torre Montparnasse 

Sim, não é a Torre Eiffel, é mesmo a Torre Montparnasse. Porquê? Porque subindo ao topo da Torre Montparnasse consegue-se ver a totalidade da Torre Eiffel. Subir à Torre Eiffel não é fácil, ou consegue-se comprar os bilhetes online, e não é fácil, pois os bilhetes no site vão sendo libertados a conta gotas e como muitas vezes as viagens com crianças acontecem em época alta, há muita procura e não é fácil conseguir bilhetes para o dia que se quer. A alternativa é comprar no local, mas aí preparem-se para as filas… e filas e crianças já sabemos que não dá bom resultado.

Além disto, eu adoro Paris e nunca tive qualquer sensação de insegurança, nem sozinha nem acompanhada, mas confesso que a zona em redor da Torre Eiffel se eu puder evito, pois sendo uma zona muito muito turística está cheia de vendedores de aspecto duvidoso a impingirem bugigangas.

A Torre Montparnasse foi um edifício bastante polémico em Paris, pois pela sua altura e estilo arquitectónico, destoa de tudo o resto e realmente não se pode dizer que seja bonito, mas a verdade é que tem uma vista incrível e é bastante menos concorrido que a torre Eiffel. Vale muito a visita. Comprámos os bilhetes online aqui e correu muito bem, os miúdos adoraram e tirámos fotografias magnificas!

IMG_4192

IMG_4178

 

  • Jardin des plantes

Dele fazem parte o museu de história natural de Paris e o jardim zoológico, que é o segundo mais antigo da Europa e ainda um jardim botânico. É uma combinação entre ar livre/conhecimento/descoberta – um programa que as crianças gostam sempre!

 

  • Parc de La Villete

Este é um imenso Parque diferente de tudo o resto em Paris e que foi criado em 1979. As atracções principais que lá podemos encontrar são : La Cité de la Science et de la Industrie – como o nome indica é dedicada à ciência e tecnologia, La cité de la Musique – dedicada à música e La Geode – uma esfera que é uma gigantesca sala de cinema que passa essencialmente filmes de ciências em 3D.

Este é um local que já visitei há muitos anos atrás, na minha primeira visita a Paris, tinha eu 18 anos e estava no primeiro ano de arquitectura, podem por isso imaginar que foi “um prato cheio”. Ainda não levei lá os meus filhos porque na última vez que fomos achei que ainda não iriam aproveitar bem, devido à idade que tinham na altura, e o tempo também nunca chega para tudo e há que fazer opções, mas está no início da lista para a próxima vez que lá for com eles.

 

  • Museu do Louvre e Jardin des Tuileries

IMG_4589

Este é um clássico incontornável, mesmo que ache que as crianças são muito pequenas para a visita ao Louvre, não deixem de passear nos arredores. As pirâmides causam grande admiração, assim como as fontes, o movimento de pessoas. Enfim acho que é um sítio com uma energia especial, é um sítio muito bonito, estéticamente falando, e eu acredito que a estética também se aprende e quanto mais cedo se começar essa aprendizagem melhor! Eu gosto que os meus filhos se “admirem” perante coisas bonitas, que apreciem, que saibam distinguir, que para eles não seja tudo igual.

Colado ao Louvre temos o Jardin des Tuileries, que também é um jardim lindíssimo, com lagos, com muitas cadeiras espalhadas pelos lagos e não só, onde podemos parar e descansar e apreciar o que nos rodeia. De um dos lados do jardim tem a Rue du Rivoli onde encontra várias livrarias, entre elas a Whsmith que tem uma excelente selecção de livros infantis e muito perto tem a incontornável Angelina, famosa entre outras coisas pelo seu chocolate quente, que dizem ser o melhor de Paris.

Se quiserem andar a pé, saiam  do Jardin des Tuileries em direcção da Place de La concorde e continuem até à Av. des Champs Elyseés. Aqui mães, pais e filhos, todos ficam contentes… as mães podem começar pela fabulosa e enorme Sephora e continuar por aí acima até onde a carteira chegar, os pais têm várias lojas de carros onde há sempre eventos e exposições de carros XPTO, e os miúdos têm a loja da Disney!

IMG_4222

Alojamento: Numa destas viagens, ficámos no hotel Pullman Montparnasse e embora não seja o tipo de hotel que procuro em Paris quando vou sem  crianças, com os mais pequenos é uma excelente opção, está bem localizado, muito bem servido em termos de transportes públicos, numa zona que oferece uma imensa opção de restaurantes e com todas aquelas comodidades que nos facilitam a vida quando estamos com crianças.

Alimentação: Em Paris gostamos muito de muitos restaurantes, mas com crianças gostamos especialmente de ir ao Les Fondus de la Raclette. Como o nome indica é um restaurante de fondues e raclettes que tem a particularidade de se cozinhar na própria mesa, pois as mesas têm ao centro uma placa que aquece e onde somos nós que cozinhamos. Claro que os miúdos adoram essa aventura.

Uma outra boa opção para eles é o Hippopotamus, têm várias opções de bifes com batata frita, que é quase certo uma opção segura para as crianças.

Não foi fácil fazer esta selecção, pois há várias outras coisas, e muitas vezes coisas simples, giras de fazer com as crianças, mas… nem sempre temos todo o tempo do mundo numa viagem, pelo menos por mim falo, nunca tenho hipóteses de fazer viagens muito longas, mas vejo sempre isso pelo lado positivo: é uma forma de deixar coisas por ver e é uma forma de ficar com muita vontade de voltar! E a Paris é sempre um ENORME prazer, para mim, voltar, seja a dois, seja a quatro, seja sozinha!

Se for o caso muito boas férias e boas viagens!!

IMG_4639

Obrigada por lerem!

 

 

 

Anúncios

4 thoughts on “Paris com crianças

    1. Lúcia Santos Post author

      Ana, é muito mais tranquilo e a vista é igualmente linda! Se não conhecerem não percam o Jardin d´acclimatation… é mesmo fabuloso, com imensas coisas para todos os gostos!
      Obrigada eu, um abraço!

      Responder

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s